A mangueira de incêndio é um dos elementos mais utilizados pelos bombeiros na hora de apagar um incêndio. A sua manutenção é tão importante que se não for feita com rigor e por profissionais, a vida útil da mangueira não pode ser garantida, nem pode funcionar 100% conforme projetado.
Toda vez que a mangueira é usada, ela pode pegar produtos químicos nocivos e, se não for limpa adequadamente, mofo e bolor podem crescer dentro dela.
Inspeção de Mangueira de Incêndio
Para verificar se a mangueira de incêndio está em perfeitas condições, devem ser realizados dois tipos de inspeções:
Uma inspeção física, onde será determinado se a mangueira e as conexões estão em ótimas condições, livres de detritos e se não apresentam evidências de mofo ou danos causados por produtos químicos, queimaduras, cortes, abrasões, vermes etc.
Se não passar na inspeção física, ele será reparado conforme necessário ou terá seu uso suspenso.
Uma inspeção interna, onde o interior da mangueira em cada extremidade deve ser verificado quanto a sinais físicos de delaminação do revestimento (se sim, a mangueira deve ser condenada).
Manutenção de Mangueira de Incêndio
Elas não devem ser colocadas em cantos afiados ou ásperos. Não devem ser pisados por veículos. Para isso, você pode protegê-lo com pontes.
Cada vez que a mangueira é enrolada, a posição das curvas deve ser alterada. Deve-se tomar cuidado para não arrastar ou soltar as conexões.
Sempre que possível, devem ser protegidos do fogo ou do calor excessivo.
Não é recomendado secá-lo em pavimento quente. Uma vez que a mangueira esteja seca, ela também não deve ser deixada em nenhuma área quente.
É necessário retirar a mangueira do veículo ou do local onde se encontra periodicamente, lave-a com água pura e seque-a, verificando os acoplamentos.
Limpeza e secagem de mangueiras de incêndio
Os métodos de lavagem e secagem realmente dependem do tipo de mangueira que está sendo usada e dos detritos e partículas encontrados na própria mangueira, mas existem procedimentos básicos a serem seguidos:
— Após cada utilização, todas as mangueiras devem ser limpas.
— Se a sujeira não puder ser completamente lavada ou se a mangueira estiver em contato com materiais nocivos, a mangueira deve ser lavada.
— Se, durante o uso, a mangueira tiver sido exposta a materiais perigosos, ela deve ser descontaminada usando o método aprovado para o contaminante.
— A mangueira coberta deve ser limpa a seco.
— A mangueira não deve secar em pisos quentes ou sob forte luz solar.
Reteste de mangueiras de incêndio:
A manutenção nas mangueiras de incêndio será efetuada conforme abaixo:
Periodicidade a cada 12 meses
Os serviços de manutenção nas mangueiras de incêndio serão realizados por ensaio hidrostático anual com fornecimento de novas mangueiras, quando reprovadas e/ou não estiverem dentro dos padrões exigidos pela Lei.
A contratada sinaliza através de relatório as mangueiras que foram reprovadas e a aquisição de novas mangueiras será de responsabilidade da Contratante.
Os serviços estão de acordo com as especificações e em consonância com a ABNT NBR 12.779:2004, utilizando ferramental apropriado e dispondo da infraestrutura e equipe técnica exigidas para a perfeita execução do objeto desta licitação.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo!