Ao aprender como combater incêndios, é importante ser capaz de identificar entre os diferentes tipos de situações de incêndio. Ser capaz de fazer isso requer uma “leitura” do fogo, que é o método pelo qual um bombeiro determina a melhor maneira de abordá-lo e a maneira mais segura de apagá-lo.
Os bombeiros enfrentam perigos consideráveis em seu trabalho, especialmente se tiverem que entrar em um prédio em chamas. Ler o incêndio para ver se há indicações de uma explosão potencial ou retrocesso é uma parte importante da manutenção da segurança no combate a incêndios ao aprender como combatê-los.
Eles também devem determinar se existem produtos químicos que podem representar riscos adicionais para os transeuntes, bem como para os bombeiros. As coisas que os bombeiros procuram ao ler um incêndio são:
• Detecção de zonas quentes. Verifique a temperatura da porta antes de abri-la para evitar um flash. Detectar fuligem na janela para ver se a combustão está incompleta.
• Movimento de fumaça saindo de uma janela ou moldura de porta.
• Pulverizar água em uma superfície para ver se chia indicando calor extremo ou goteja da superfície, o que indica calor menos intenso.
Aprender como combater incêndios também envolve aprender os elementos que estão envolvidos na criação e manutenção de um incêndio. São eles: combustível, calor, um agente oxidante e uma reação química auto sustentada.
O combustível em incêndios de construção são os materiais usados para construí-lo, como madeira, gesso, tinta. Outro componente do combustível desses tipos de incêndio é o conteúdo da construção, como móveis, carpetes e cortinas.
O calor vem do próprio fogo. A reação química em cadeia auto sustentada é a forma como os componentes do fogo reagem uns aos outros.
O agente oxidante é um material ou substância que, quando em condições adequadas, libera gases, incluindo oxigênio. São coisas que um bombeiro estuda ao aprender a combater incêndios.
Para combater um incêndio, você deve eliminar qualquer um dos elementos de fogo. O método mais comum é usar água para apagar o fogo. A água tira o calor ao resfriar o fogo.
A água também sufoca o fogo, levando embora o oxigênio. Alguns bombeiros usam espuma como alternativa à água. Extintores de incêndio também usam espuma para combater incêndios.
Remover o combustível é outro método de combate ao incêndio. Ao aprender a combater um incêndio, muitas vezes você precisa deixar o combustível queimar até que o fogo se apague. Outro método de extinção de incêndios é a inibição química de chamas.
Esses agentes retardadores de fogo interrompem a reação de combustão e apagam o fogo. Isso é especialmente eficaz em combustíveis gasosos e líquidos, que são extremamente difíceis e perigosos de extinguir.
A HM Metalurgia/Hidroparts é fornecedora líder de equipamentos hidráulicos de segurança contra incêndio em todo o país.
Para mais informações, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo!