Uma válvula de dilúvio, também conhecida como válvula de inundação ou válvula de inundação aberta, desempenha um papel fundamental nos sistemas de combate a incêndios. Sua principal função é controlar e direcionar grandes volumes de água para áreas específicas em caso de incêndio.
Em um sistema de dilúvio, os pulverizadores são abertos e o tubo não é pressurizado com ar, diferenciando-o de um sistema de pré-ação. Esses sistemas são aplicados em locais considerados de alto risco, como usinas de energia, hangares de aviões, armazenamento de produtos químicos e instalações de processamento.
O funcionamento do sistema é simples e eficaz. Quando um sistema de detecção, instalado na mesma área dos projetores, é acionado, um sinal é enviado ao sistema hidráulico, que libera a descarga de água por todos os projetores. Todos os bicos do sistema estão abertos, permitindo que a água seja liberada de forma simultânea e controlada.
Para garantir o controle da água, utiliza-se então válvulas de dilúvio, dispositivos que impedem a entrada de água na tubulação do sistema até que seja necessário. Essas válvulas são acionadas por sistemas de detecção que podem utilizar calor, fumaça ou detectores de chamas.
Além do uso de água, alguns sistemas de dilúvio podem incorporar a utilização de concentrado de espuma, formando uma solução que proporciona uma camada protetora para controlar o desenvolvimento do fogo.
Os sistemas de dilúvio são ideais para proteger ocupações de alto risco que requerem grandes quantidades de água para resfriamento e controle do fogo. Eles são amplamente empregados em processos de extração de petróleo, transformadores, tanques de armazenamento, processos de destilação e grandes hangares de aeronaves.
Agora que você já conhece mais sobre proteções contra incêndios, na HM Metalúrgica, oferecemos soluções completas em equipamentos, incluindo válvulas de dilúvio de alta qualidade.
Entre em contato e conte conosco para fornecer as melhores soluções para a proteção e segurança da sua empresa.
Comments are closed.