Diante da necessidade de aquisição de equipamentos de combate a incêndio, principalmente extintores, a primeira coisa que vem à mente é “quanto custa?”.
Pensando nisso, a Hidroparts desenvolveu algumas dicas para ajudar você (gerente ou proprietário) a salvar e manter a qualidade e segurança dos ativos e ocupantes.
Procure profissionais para projetos customizados.
O primeiro passo é encontrar profissionais para fazer uma vistoria técnica para entender o local e verificar quais os equipamentos de combate a incêndio mais adequados para o local, afinal, cada imóvel tem suas particularidades.
A princípio você pode pensar que contratar profissionais é um custo extra, mas esse item já é exigido pelo laudo de fiscalização do corpo de bombeiros (AVCB).
Se você não contratar, pode ajudar a economizar muito dinheiro. Você deve comprar algum equipamento que considere útil.
Prepare-se para o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP)
Elabore um projeto de proteção contra incêndio com os profissionais contratados, que descreva o que o proprietário / supervisor deve obter para cumprir a regulamentação em vigor.
Desta forma, poderá saber, por exemplo, quantos extintores são necessários e como instalar a sinalização e iluminação de emergência.
Escolha uma empresa que seja certificada pelo INMETRO e não tenha reclamações de consumidores
Com este projeto, é hora de encontrar uma empresa para adquirir equipamentos de combate a incêndio.
Para isso, pesquise o histórico da empresa e verifique se ela é cadastrada no INMETRO e se há alguma reclamação relacionada aos sites de reclamação do consumidor ou Procon, para evitar transtornos.
Isso porque o corpo de bombeiros exige que os equipamentos de combate a incêndio tenham lacre do INMETRO.
Realizar manutenção preventiva
O equipamento de combate a incêndio deve ser submetido a manutenção regular para manter seu funcionamento normal.
Em particular, os extintores de incêndio devem passar por manutenção preventiva, ou seja, com inspeções menos frequentes e visuais, para verificar possíveis alterações na válvula, vedação, eficácia, pintura e pressão do agente extintor.
A manutenção preventiva de extintores de incêndio economiza muitos custos futuros e garantirá maior segurança.
Entre em contato com a Hidroparts e garanta a manutenção do seu extintor de incêndio!