Os hidrantes são muitas vezes esquecidos e até tidos como coisa de filme, mas nós podemos te assegurar que hidrantes tem mais funções do que você pode imaginar.
Com um sistema de tubulação especial de formato misto, os hidrantes são conectados a uma fonte confiável de abastecimento de água de proteção contra incêndio e estão bem equipados com bicos de pulverização de água para distribuição específica de água sobre a superfície ou área a ser protegida.
Em termos mais simples, os hidrantes são basicamente bombas de água acima do solo que saem da tubulação para segurança em áreas urbanas ou residenciais. Os bombeiros podem conectar suas mangueiras a esses hidrantes para aproveitar a água para extinguir o fogo.
Os hidrantes são principalmente de cor vermelha e ficam elegantemente na cidade e nas comunidades. Eles são colocados em um local estratégico para auxiliar o corpo de bombeiros.
Estes servem como parte essencial do processo de combate a incêndios, pois permitem que os bombeiros acessem um fluxo constante de abastecimento de água durante a operação.
Os governos e entidades de todo o mundo estão tentando educar o público em geral sobre a importância dos hidrantes e proteger esse valioso equipamento. Sem hidrantes, os bombeiros teriam que enfrentar muito mais dificuldades para fazer seu trabalho.
A diferença entre a morte e a vida e a perda ou resgate de milhões em bens essenciais é determinada pelo tempo que leva para deixar sua comunidade para acessar a água de um hidrante disponível.
Se os hidrantes forem desfigurados e mal utilizados, o destino será de fato semelhante. Embora seja trabalho do corpo de bombeiros cuidar dos hidrantes, todos nós também devemos desempenhar um papel significativo.
Tipos de hidrantes
Os hidrantes são dos seguintes tipos – barril seco e molhado.
Para barril seco, como está implícito, a água não chega até que a válvula do hidrante seja aberta. Estes são o tipo de hidrante mais popular em países onde as temperaturas chegam a abaixo de 0, para evitar o congelamento de partes do abastecimento de água.
Um barril molhado é o tipo de Hidrante utilizado em países como o Brasil. Eles têm um ou mais sistemas operacionais que funcionam horizontalmente em cada tomada. Eles estão sempre cheios de água.
Partes de um hidrante
Capô
Esta é a tampa cônica para o hidrante ou capô que mantém a porca da haste operacional no lugar e protege o hidrante da penetração de água e danos mecânicos.
Ramal
O ramal que atende o hidrante da rede principal da cidade é uma restrição para a capacidade total de um hidrante. Nos tipos mais antigos, os hidrantes são conectados com ramal de 4 polegadas, um mínimo de 6 polegadas deve ser usado para limitar a perda de pressão e permitir maior capacidade de fluxo.
Flange
Fica na base do hidrante e é o ponto de conexão do hidrante com o restante do cano. A altura do flange torna-se importante durante a instalação enquanto a dimensão do castelo ao flange do hidrante é padrão, pois determina a altura das saídas.
Você sabia de tudo isso? Acompanhe nosso blog e fique por dentro!