O Canhão Monitor é um equipamento manual ou automático responsável por direcionar e controlar altos volumes de água (ou espuma) para o combate ao incêndio.
Os Canhões Monitor são frequentemente instalados no topo de grandes caminhões de bombeiros para uso em esforços manuais de combate a incêndios, onde podem ser apontadas e operadas por um bombeiro e são usadas para entregar água ou espuma de fora da área imediata do fogo.
Às vezes são instaladas em sistemas fixos de proteção contra incêndios para proteger contra riscos elevados, como hangares de aviação e plataformas de pouso de helicópteros. Da mesma forma, instalações com material altamente inflamável, como refinarias de petróleo, podem ter Canhões Monitor instalados permanentemente.
A maioria dos Canhões Monitor montados em aparelhos podem ser direcionadas por um único bombeiro do que por uma mangueira de incêndio padrão, que geralmente requer vários. Os Canhões Monitores podem ser posicionados automaticamente para sistemas fixos ou podem ter designs portáteis.
A última opção permite que um bombeiro configure o equipamento para aplicar água em um incêndio antes de deixá-la no local para realizar outras tarefas.
Um canhão monitor em conjunto com seu respectivo esguicho pode descarregar até 7.600 litros por minuto ou 2.000 galões por minuto. O que define quanto de água será necessário é o que será protegido.
Material
O canhão geralmente é fabricado em ligas de cobre (bronze ou latão) ou também em ligas de alumínio. Assim como seu bico, esguicho.
Lembre-se que na saída do canhão sempre deve-se ter o Esguicho, responsável por determinar o quanto de água (vazão) irá sair do mesmo assim como o tipo de jato de água, sendo ele jato sólido ou jato neblina em forma de leque.
Gostou do artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdo exclusivo!