Incêndios podem ser extremamente catastróficos em uma fábrica, especialmente se houver tanques de armazenamento de combustível inflamável.
O objetivo de instalar um sistema de dilúvio para pulverizar água ao redor do tanque de armazenamento é limitar a transferência de calor para os tanques de armazenamento adjacentes e evitar o colapso do ambiente de combustão. Também dá aos bombeiros mais tempo para agir rapidamente.
Projetores de velocidade média são frequentemente usados em sistemas de dilúvio fixo para pulverização de água. A seleção adequada de um projetor de velocidade média leva em consideração a área de cobertura de pulverização e a densidade necessária em relação aos perigos do ambiente protegido.
O sistema é projetado calculando a demanda de água para operação simultânea de todos os projetores de velocidade média instalados ao redor do tanque. De acordo com a NFPA 15, a pulverização de água aplicada nas superfícies do reservatório não deve ser inferior a 0,25 gpm/ft2, ou 10,2 lpm/m2 de área de superfície exposta.
A distância horizontal entre os projetores de velocidade média deve garantir que os ventiladores de pulverização não se sobreponham e a distância vertical não deve exceder 12 pés.
A pressão mínima de trabalho para qualquer projetor de velocidade média deve ser de 20 PSI (1,4 bar).
Os projetores de velocidade média possuem um defletor externo que desvia a água em pequenas gotas em um padrão de cone direcional. A água é distribuída uniformemente na superfície protegida.
Os bicos são projetados para descarregar a água em superfícies verticais, horizontais, curvas e de formato irregular para garantir o resfriamento e evitar a absorção excessiva de calor, limitando os danos estruturais ou a propagação do fogo.
A colocação e orientação dos projetores de velocidade média devem permitir a pulverização de água e cobrir toda a superfície exposta. Áreas secas resultantes de cobertura incompleta do projetor podem levar a pontos quentes que podem enfraquecer a proteção contra incêndio.
O abastecimento de água para projetores de velocidade média é controlado por um sistema de dilúvio, que deve ser operado por meio de uma válvula solenoide motorizada ou detecção de piloto úmido/piloto seco ou uma combinação de sistemas.
O tempo de resposta desde a detecção de incêndio até a ativação da válvula de dilúvio do sistema de sprinklers é de até 40 segundos.
O projetor de ação reversa de velocidade média foi projetado especificamente para proteger tops de tanque e é montado na posição vertical para ampla cobertura com um padrão de pulverização hemisférico.
No entanto, todas estas preocupações, especificações e detalhamento técnico precisam estar associados a produtos de qualidade para garantir seu pleno funcionamento em situações de emergência.
Gostou do post? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdo exclusivo!