Os hidrantes são equipamentos essenciais para a extinção de incêndios em diversos tipos de edificações como apartamentos, indústrias e comércios.
Eles são responsáveis por distribuir água com pressão e vazão suficientes de acordo com as necessidades e características da edificação – isso é determinado pelo corpo de bombeiros.
Em geral, eles são fáceis de usar e alguns modelos no Brasil podem ser operados por praticamente qualquer adulto, desde que tenham conhecimento básico de como funcionam os hidrantes e estejam atentos às instruções de uso.
Que tipos de hidrantes existem e como funcionam?
Os hidrantes fazem parte dos sistemas de segurança contra incêndio em diferentes edifícios, pois são uma medida proativa eficaz nas operações de combate a incêndio.
Eles são aliados das brigadas de incêndio e dos corpos de bombeiros na prevenção de que as chamas se espalhem e causem grandes danos.
Para isso, precisam estar sempre em boas condições de funcionamento, passando por manutenções preventivas periódicas.
No entanto, dependendo das características do edifício e da emergência que o edifício possa enfrentar, podem ser utilizados diferentes tipos de hidrantes. Saiba o que são, para que servem e como funcionam:
Hidrante de Solo (Urbanos ou de Calçada)
Este é provavelmente o modelo mais famoso dos vários hidrantes disponíveis no Brasil. Isso porque eles estão localizados em áreas urbanas que costumam ter muito tráfego de pedestres. Portanto, não é surpreendente encontrar um desses enquanto caminha pela rua.
Os hidrantes de solo não são de responsabilidade da edificação, por isso são fornecidos pela companhia de água. Uma das principais características desse tipo de hidrante é que ele só pode ser utilizado por bombeiros que tenham acesso às chaves de registro do dispositivo.
Além disso, os hidrantes urbanos podem ter várias saídas de mangueira, e alguns modelos podem até controlar o fluxo de água.
Hidrante de parede
Os modelos de parede também são um dos tipos de hidrantes mais populares no Brasil. Isso porque geralmente são instalados nos corredores de prédios comerciais, industriais e residenciais.
Os hidrantes de parede são essenciais para um sistema de segurança contra incêndio, pois são os hidrantes que dão suporte ao corpo de bombeiros quando é necessário utilizá-lo.
Além disso, praticamente qualquer pessoa pode manuseá-los, porque no abrigo onde os hidrantes de parede são armazenados além dos acessórios como mangueiras e bicos ajustáveis estão disponíveis.
No entanto, para que os equipamentos extingam efetivamente os incêndios, também é necessário conhecimento básico.
Hidrante industrial
Como o nome sugere, este modelo é utilizado nas redes de incêndio industriais e instalado em locais estratégicos. Dos tipos de hidrantes disponíveis, este é um dos mais importantes para sistemas de proteção contra incêndio na indústria.
Assim como o hidrante da cidade, ele é projetado para abastecer os veículos do corpo de bombeiros quando é necessário um combate a incêndio mais eficiente, rápido e seguro. Portanto, os hidrantes industriais são um dos equipamentos mais importantes nos sistemas de segurança contra incêndio em todas as esferas da vida.
Hidrante de recalque
Muito comum em frente a edifícios e condomínios posicionado no chão ou na parede do prédio protegido por uma tampa de ferro fundido 60×40.
Tem como função alimentar o sistema de hidrantes da edificação, e quando necessário, os bombeiros conectam a mangueira de alimentação do caminhão tanque no recalque (registro) e bombeiam a água para dentro da tubulação, não deixando faltar água nos hidrantes durante o combate.
Espero que você tenha gostado do conteúdo! Para saber mais do assunto, acompanhe o nosso blog!