A maioria de nós entrará em contato com portas corta-fogo em nossa vida diária, seja em casa, no trabalho ou em prédios públicos. Mas quanto você sabe sobre portas corta-fogo e seu papel em salvar vidas? No post de hoje vamos responder às principais dúvidas sobre portas corta fogo.
1. Por que as portas corta-fogo são tão importantes?
As portas corta-fogo são importantes porque mantêm fogo ou fumaça na sala ou ‘compartimento’ em que começou. Eles impedem que ele se espalhe para outras áreas do edifício. As portas corta-fogo são parte integrante do sistema de proteção passiva contra incêndio de qualquer edifício.
2. O que fazem as portas corta-fogo?
As portas corta-fogo salvam vidas e evitar mais danos ao edifício e ao seu conteúdo:
Eles contêm o fogo na sala em que começou
As portas corta-fogo mantêm as rotas de fuga, como corredores, livres do fogo, dando aos ocupantes do edifício mais tempo para escapar e melhor acesso para o corpo de bombeiros
Eles protegem o restante do edifício, seu conteúdo e outros edifícios próximos de mais danos.
3. Como funcionam as portas corta-fogo?
As portas corta-fogo evitam a propagação do fogo por um tempo especificado. Eles são construídos com materiais que resistirão ao fogo por 30 minutos ou 60 minutos, dependendo da classificação da porta corta-fogo.
As portas corta-fogo são equipadas com tiras intumescentes em uma ranhura em cada borda da porta ou moldura da porta corta-fogo.
Quando ocorre um incêndio, o calor faz com que as tiras intumescentes se expandam para preencher o espaço entre a porta corta-fogo e a moldura. Isso sela a sala e impede a propagação do fogo por um determinado tempo.
Uma porta corta-fogo só funcionará se estiver fechada no momento do incêndio, pelo que deve sempre certificar-se de que a sua porta corta-fogo está equipada com um fecho automático e um sinal que identifique a porta como corta-fogo.
4. Como são feitas as portas corta-fogo?
As portas corta-fogo são geralmente mais grossas do que uma porta padrão e a maioria tem um núcleo sólido de material variável. A construção de portas corta-fogo varia de acordo com o fabricante. Mas, a parte crítica é que ele é testado e certificado para resistir ao fogo por pelo menos 30 minutos.
Os fabricantes devem ter o projeto de suas portas corta-fogo e aros testados juntos como um conjunto em um centro de testes de portas corta-fogo aprovado. Então eles devem ser considerados para certificação.
Quando a certificação for aprovada, todos os conjuntos de portas corta-fogo construídos com as mesmas especificações de projeto por esse fabricante serão fixados com uma etiqueta.
A etiqueta identifica o fabricante, a data de fabricação e a classificação ao fogo. Essa etiqueta geralmente pode ser encontrada na borda superior da porta.
5. Quanto tempo duram as portas corta-fogo?
As portas corta-fogo e suas molduras geralmente são testadas para conter o fogo por 30 minutos (FD30) ou 60 minutos (FD60). Sua capacidade de resistir ao fogo depende de eles serem instalados corretamente com as vedações corretas e ferragens classificadas contra incêndio, incluindo fechos de portas corta-fogo.
A condição de uma porta corta-fogo, especialmente uma que está em uso regular, pode se deteriorar com o tempo. Verifique suas portas corta-fogo regularmente e certifique-se de que qualquer manutenção de porta corta-fogo seja atendida prontamente.
As inspeções de portas corta-fogo podem ajudar a identificar portas corta-fogo não conformes. As portas corta-fogo podem ter uma classificação superior a 60 minutos, mas não são necessárias na maioria das situações.
6. As portas corta-fogo são um requisito legal?
As portas corta-fogo são um requisito legal em todas as propriedades não domésticas, como empresas, estabelecimentos comerciais e edifícios públicos. Eles também são necessários em apartamentos residenciais e casas de ocupação múltipla.
Conforme estabelecido pelo Regulatory Reform (Fire Safety) Order 2005, os operadores de edifícios na Inglaterra e no País de Gales devem nomear uma “Pessoa Responsável” para gerenciar suas precauções de segurança contra incêndio.
Suas responsabilidades legais incluem o dever de reduzir o risco de propagação do fogo dentro das instalações. As portas corta-fogo desempenham um papel importante na redução deste risco em muitos edifícios. Estes tipos de edifícios devem ter uma avaliação do risco de incêndio.
As avaliações de risco de incêndio são uma revisão aprofundada das instalações. Eles destacarão quaisquer riscos de incêndio com recomendações para reduzir ou eliminar esses riscos, incluindo onde as portas corta-fogo devem ser usadas e qual classificação elas devem ser.
7. Preciso de portas corta-fogo em minha casa ou apartamento?
As portas corta-fogo podem ser uma ótima maneira de adicionar proteção extra contra incêndio em sua casa. Mas eles são uma exigência legal?
Casas e bangalôs: Em muitas casas no Reino Unido, as portas corta-fogo não são um requisito legal, no entanto, existem algumas exceções. Detalhes dos regulamentos de construção onde as portas corta-fogo devem ser usadas:
Qualquer nova construção ou reforma residencial que tenha três ou mais andares deve ter portas corta-fogo instaladas em todos os cômodos habitáveis que levam de uma escada. Isso se aplica a conversões de loft onde um andar extra foi adicionado a uma casa de dois andares.
Qualquer porta que conduza de sua casa para uma garagem integral deve ser uma porta corta-fogo. Na maioria das situações domésticas, FD30 (portas corta-fogo com classificação de incêndio de 30 minutos) são suficientes.
Apartamentos e HMOs: Seu bloco de apartamentos deve ter uma avaliação de risco de incêndio realizada. Isso detalhará quais portas devem ser portas corta-fogo. Regulamentos de construção O Documento Aprovado B2 estabelece os seguintes padrões:
Cada apartamento dentro de um bloco de apartamentos deve ter uma porta corta-fogo instalada na entrada da área comum.
Apartamentos localizados em andares 4,5m acima do nível do solo devem ter uma porta corta-fogo instalada entre todos os cômodos habitáveis, bem como a porta da frente.
Os apartamentos do térreo geralmente não precisam de portas corta-fogo internas, desde que cada quarto tenha uma maneira acessível de escapar. Eles ainda precisam de uma porta corta-fogo para ser instalada na entrada se a porta da frente abrir para uma área comum, como um corredor.
As portas corta-fogo FD30 (classificação de porta corta-fogo de 30 minutos) devem ser usadas para apartamentos.
8. As portas corta-fogo podem ser pintadas?
Embora as portas corta-fogo devam ser equipadas com dobradiças, fechaduras e ferragens resistentes ao fogo, elas não precisam de um tipo especial de pintura.
Você pode pintar portas corta-fogo usando tinta ou verniz decorativo comum sem prejudicar seu desempenho. Evite usar decapantes térmicos ou químicos se as vedações intumescentes estiverem no lugar. Evite também pintar sobre dobradiças, ferragens ou vedações.
Não há necessidade de comprometer o estilo e a decoração com portas corta-fogo. Escolha entre uma ampla gama de opções de envidraçamento e acabamento, incluindo folheado de madeira real, laminado de fórmica ou tinta.
Nossas portas corta-fogo podem até ser pré-pintadas em qualquer cor RAL de sua escolha, economizando tempo e complicações e dando um acabamento profissional.
9. As portas corta-fogo podem ficar abertas?
As portas corta-fogo só podem ser deixadas abertas se forem mantidas abertas de maneira legal, como com um retentor de porta corta-fogo ou uma porta de batente aberta.
É perigoso “apoiar” ou “encaixar” portas corta-fogo abertas. As portas corta-fogo são equipadas com dispositivos de fechamento automático para que, em caso de incêndio, elas fechem e funcionem conforme o esperado.
Se uma porta corta-fogo estiver aberta, ela não retardará ou impedirá a propagação do fogo. O uso de um retentor de porta corta-fogo ou fecho de porta de giro livre garantirá que, em caso de incêndio, a porta corta-fogo ainda feche automaticamente, garantindo a segurança contra incêndio.
As portas corta-fogo podem ser pesadas e complicadas de operar. Eles também podem causar problemas de acessibilidade em alguns edifícios. Os retentores de portas corta-fogo, são uma solução prática e legal para este problema.
Um retentor de porta corta-fogo pode ser facilmente instalado em uma porta corta-fogo existente e manterá a porta corta-fogo aberta legalmente até que “ouça” o som do seu alarme de incêndio.
Quando o alarme soar, ele liberará a porta corta-fogo, permitindo que ela se feche, impedindo a propagação do fogo. Os retentores da porta corta-fogo também podem ajudar a melhorar a ventilação.
10 Quem pode instalar portas corta-fogo?
As portas corta-fogo devem ser instaladas por uma pessoa competente. Deve certificar-se de que a pessoa que instala as suas portas corta-fogo tem a formação necessária para o fazer.
Qualquer que seja a classificação de uma porta corta-fogo, se estiver mal montada, pode não resistir a um incêndio por mais de 5 minutos. Existem requisitos e especificações legais estabelecidos pelos regulamentos de construção que regem a instalação de portas corta-fogo.
A folga entre a porta corta-fogo e o caixilho, por exemplo, deve estar entre 2 e 4 mm. Essas especificações podem ser difíceis de atender, a menos que a instalação seja feita por alguém com experiência e habilidades em marcenaria.
Os regulamentos em torno da instalação de portas corta-fogo podem ser confusos.
O Código de Prática para Conjuntos de Portas corta-fogo não especifica que qualquer certificação específica seja necessária para instalar uma porta corta-fogo.
No entanto, a Ordem de Segurança contra Incêndios afirma que eles devem ser instalados por uma pessoa competente. Isso é alguém com treinamento e experiência suficientes, qualificações e conhecimento.
Sanou as suas dúvidas?
Espero que você tenha gostado do conteúdo!