A maioria das pessoas não gosta de perder muito tempo pensando no que poderia acontecer se um incêndio ocorresse dentro de sua casa ou empresa.
No entanto, em caso de incêndio, você deve ter um plano de fuga de incêndio em vigor para que seus familiares ou funcionários saibam exatamente como sair de sua casa ou empresa com segurança.
Isso pode salvar suas vidas e ajudar os bombeiros a apagar um incêndio mais rapidamente, já que eles não terão que se preocupar em resgatar alguém de um prédio em chamas quando chegarem.
A importância de ter um plano de fuga de incêndio
Seu plano de fuga de incêndio deve ser abrangente e incluir várias coisas diferentes. Primeiro, você deve informar a todos os seus familiares ou funcionários pelo menos duas maneiras de sair de casa ou prédio.
Se um caminho estiver bloqueado, eles devem ter uma rota alternativa em mente.
Seu plano de fuga de incêndio também deve incluir um local de reunião do lado de fora, onde você ou um supervisor possa atender e garantir que todos tenham saído de sua casa ou prédio.
Além disso, seu plano de fuga de incêndio deve incluir algumas dicas e técnicas para lidar com um incêndio em sua casa ou empresa.
Os membros da família ou funcionários devem saber sobre o método de parar, abaixar e rolar para lidar com um incêndio e devem ser atualizados sobre a localização dos alarmes e sprinklers contra incêndio.
Pratique seu plano de fuga de incêndio
Embora elaborar um plano de fuga de incêndio seja essencial, praticar uma fuga de incêndio com seus familiares ou funcionários é tão importante quanto. Eles precisam conseguir escapar de sua casa ou prédio rapidamente em caso de incêndio, portanto, você deve praticar isso várias vezes ao longo do ano.
O ideal é que você pratique surpreendê-los com um exercício de simulação de incêndio e, em seguida, converse com eles sobre qualquer coisa que eles poderiam ter feito melhor ao sair de sua casa ou prédio. Essa informação terá retorno no longo prazo se um incêndio real os afetar.
Incentivamos todos os proprietários de residências e empresas a colocar em prática planos de fuga de incêndio. Também os incentivamos a considerar a instalação de alarmes de incêndio, sprinklers e outras ferramentas que podem ser usadas para reduzir o impacto de um incêndio.
Quais os procedimentos de uma Simulação de Abandono?
Prevenir situações fatais em caso de incêndio ou em emergências similares é extremamente importante para que se garanta a segurança daqueles que frequentam lugares com maior capacidade de pessoas.
A Simulação de Abandono é a reprodução de um possível incêndio. Nesse momento, os funcionários de estabelecimentos empresariais ou os moradores de condomínios deverão, mediante um sinal de alerta, obedecer aos seguintes comandos:
• Mantenha a calma;
• Ande em ordem;
• Não corra;
• Não empurre ninguém;
• Nunca entre em elevadores;
• Não grite;
• Nunca volte para apanhar objetos;
• Feche as portas e janelas ao sair;
• Leve consigo os visitantes que estiverem no local;
• Não acenda ou apague luzes, principalmente se sentir cheiro de gás;
• Deixe a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico;
• Não suba as escadas, apenas desça.
Se você deseja saber mais sobre os serviços que podemos oferecer a você, entre em contato conosco hoje!