Antes de tudo é preciso entender o que é uma brigada de incêndio e quais as diferenças entre uma brigada de incêndio e o corpo de bombeiros.
Para conferir é só seguir a leitura…
O que é uma Brigada de Incêndio?
A brigada de incêndio de uma empresa é composta pelos próprios funcionários, que voluntariamente intervêm e tomam as medidas necessárias quando ocorre um incêndio no local de trabalho.
A equipe é treinada e capacitada por uma empresa terceirizada que é contratada para identificar riscos de incêndio, atuar na prevenção desses riscos, extinguir e controlar incêndios nas dependências da empresa.
Os brigadistas também realizam simulações de primeiros socorros e exercícios de treinamento para organizar a evacuação do local de maneira segura e prestar primeiros socorros, em um caso de incêndio na empresa.
Há uma série de requisitos obrigatórios para se candidatar a um cargo de brigada de incêndio, como:
- Cumprir o horário de trabalho exclusivamente dentro da empresa;
- Conhecer as instalações da empresa para saber o que deve ser monitorado;
- Ter bom condicionamento físico e psicológico, além de uma boa saúde.
Há também uma hierarquia estabelecida para os integrantes da brigada de incêndio. Ela é composta em nível crescente de autoridade por:
- Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),
- Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),
- Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),
- Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios),
E, quais as principais diferenças de um Brigadista e um Bombeiro Civil?
Os Brigadistas são voluntários nas empresas em que trabalham, já os Bombeiros Civis são profissionais treinados e formados para dedicação exclusiva à profissão.
Enquanto a brigada tem em média de 8 a 16 horas de treinamento, o Bombeiro Civil deve ter pelo menos 210 horas de treinamento para concluir a formação e ter autorização para exercer a função.
Em 2009, foi reconhecida oficialmente a profissão de Bombeiro Civil. Desde então, os voluntários das Brigadas de Incêndio puderam optar por fazer a formação e atuar exclusivamente como Bombeiro Civil.
Nesse mesmo ano foi criada uma carreira específica para o Bombeiro Civil, classificando o profissional em três categorias:
· Bombeiro Civil: com curso básico de Bombeiro (operacional) 240h
· Bombeiro Civil Líder: com curso Técnico de Nível Médio, que inclui uma disciplina de prevenção e combate a incêndio com 300h e comando de equipe.
· Bombeiro Civil Mestre: engenheiro com especialização em prevenção e combate a incêndio, que realiza o comando da unidade de trabalho.
Quais os principais objetivos de uma Brigada de Incêndios?
Os principais objetivos no que se refere à segurança contra incêndios consistem em reduzir os riscos à vida humana e minimizar perdas de patrimônio. Incêndios possuem diferentes causas, e podem envolver uma diversidade de substâncias e perigos.
Logo, pode-se constatar que, um sistema de prevenção e recursos para agir em emergências, diminuirão a gravidade de possíveis incidentes. Afinal, os incêndios são ameaças não somente de cunho patrimonial, mas também para com a vida de pessoas envolvidas em diferentes instituições e edificações.
A possibilidade de prever de forma exata quando ocorrerá um incêndio é muito difícil e, uma vez iniciado, qual será o seu alcance. Ainda assim, por meio dos treinamentos, torna-se possível determinar os métodos mais adequados de controle em relação aos perigos dos incêndios e explosões.
Espero que você tenha gostado do conteúdo e que o nosso artigo tenha ajudado a sanar suas dúvidas! Se você for profissional da área, aproveite para conhecer nossos produtos!