A mangueira de incêndio pode ser classificada de diferentes maneiras, com base em critérios como material da mangueira de incêndio, espessura e método de construção. Oferecemos vários tipos de mangueiras em diversos materiais e com características específicas.
Existem muitos tipos de mangueiras, de diferentes formas e tamanhos, que atendem necessidades, como: Instalação predial, Industrial, Indústria Naval, Corpo de Bombeiros, Agricultura, Petroquímica, etc. Além dessas características existem também cinco tipos de mangueiras e seus diâmetros são variados, sendo eles 2.1/2” e 1.1/2”.
Como escolher o tipo de mangueira de incêndio certa para a minha empresa:
Na verdade é bem simples, é só identificar para qual tipo de obra ela se destina:
Predial
Destina-se a Prédios e Residências, possui pressão máxima de 10 kgf /cm2.
Fabricado com fibra de poliéster em e seu interior é constituído de borracha sintética.
Industrial
Destina-se a Indústria, fábricas e grandes prédios possui pressão máxima de 14 kgf/mc2.
Fabricado também de fibra de poliéster e interior de borracha sintética.
Indústria Naval
Destina-se a Indústria Naval / Corpo de bombeiros, possui pressão máxima de 15 kgf/cm2.
Possui maior resistência do que as anteriores, pois possui reforço duplo, também confeccionado com fibra de poliéster, e possui reforço duplicado, cor branca. Revestimento na parte externa.
Corpo de Bombeiros
Destina-se ao Corpo de Bombeiros, possui pressão de 15 kgf /cm2.
O quarto modelo é utilizado no corpo de bombeiros, agricultura, indústrias, petroleiras e áreas relacionadas à química e maiores temperaturas. Como todas as outras confeccionadas com fibra de poliéster, possui seu revestimento em borracha por dentro e por fora, aumentando assim sua eficácia, cor vermelha.
Revestimento na parte externa
Indústria Pesada / Corpo de Bombeiros, possui pressão de 14 kgf/cm2.
O quinto modelo é utilizado nas indústrias petroquímicas, indústrias relacionadas a petróleo, descarga de líquidos industriais, agricultura, e áreas que necessitem de mangueiras resistentes a calor de grandes temperaturas, pois sua estrutura é constituída de borracha sintética.
O comprimento das mangueiras pode variar, e de acordo com as normas existem modelos com 30M, 25M, 20M e 15M.
Por último, mas não menos importante:
Sistema de Ativação das mangueiras
Os sistemas de comando são localizados em pontos estratégicos e estão ligados a rede hidráulica.
O sistema permite que as mangueiras sejam ativadas manualmente. Ao ativar a Mangueira de Incêndio, é necessário conhecer o sistema de comando que será utilizado, pois o mangotinho, que normalmente é mais utilizado em residências e prédios, pode ser manipulado por apenas uma pessoa.
Já para os sistemas hidrantes, é necessário a presença de no mínimo duas pessoas para sua manipulação devido à grande pressão.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de mais conteúdo inédito!