O mangotinho fica sempre conectado ao seu esguicho, o que faz com que, em combinação com seu diâmetro e vazão menores, sua utilização seja muito mais fácil comparada ao uso de uma mangueira de jardim, enquanto os hidrantes comuns possuem peças específicas, que precisam ser montadas no momento do incêndio e que, por isso, tornam sua utilização mais complexa.
Objetivo dos mangotinhos de combate a incêndio
A função principal dos mangotinhos de combate a incêndio é combater ou pelo menos conter o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros ao local e, por isso, devem estar em perfeitas condições e operando corretamente.
É recomendável, ainda, que haja sempre brigadistas treinados para operar o mangotinho e o carretel mangotinho, se necessário.
Composição dos abrigos mangotinho:
• Válvula de esfera para sistemas de mangotinhos
• Um carretel de mangotinho
• Um esguicho regulável na ponta
A grande diferença é que o sistema de mangotinho fica constantemente montado, pressurizado e acoplado a rede, sendo assim, seu uso é imediato e pode ser usado por uma pessoa com pouca experiência.
Porém, não é aplicável em qualquer edificação, sendo permitido em edifícios de risco pequeno como edifícios residenciais, nesses casos, seu uso é insuperável.
Onde utilizar a mangueira mangotinho
A mangueira mangotinho é destinada a edifícios residenciais, comerciais e industriais, pois, embora seu tamanho seja menor ela cumpre o seu papel de combater o fogo e resfriar o ambiente em situações de emergência.
Exceto em projetos específicos que peçam mangueiras mais robustas, a mangueira mangotinho pode ser utilizada com tranquilidade.
Há estados em que a sua legislação, de acordo com o risco da edificação, já dá preferência ao uso de mangotinhos, é o caso do Rio Grande do Sul, por exemplo.
É irrelevante ter todo o sistema com altíssimas vazões e diâmetro de canalizações se o ocupante da edificação no momento necessário não souber utilizar o equipamento instalado. É melhor então dispor de sistemas mais simples.
Por isso indica-se, sempre que for possível, a utilização de mangotinhos ao invés de hidrantes. A sua operação oferece menor risco e maior agilidade pela sua simplicidade na operação, além de ser bem mais leve e prático.
Afaste os riscos de multas e interdições
As empresas que não tomam os devidos cuidados com a segurança contra incêndios estão sujeitas a multas e interdições. Por essa razão, muitas empresas já vêm apostando em cursos e treinamentos para minimizar essas ameaças.
De modo geral, o Corpo de Bombeiros funciona como um órgão fiscalizador para garantir a segurança dos ambientes, mas as organizações precisam, ainda, cumprir as exigências do Ministério do Trabalho, a fim de afastar os colaboradores da exposição a esse perigo.
Entre as obrigações, também está a formação de brigadas internas de combate à proliferação das chamas. Trata-se de equipes formadas por seus próprios trabalhadores.
Os profissionais têm que passar por treinamentos tanto para aprender a apagar e a minimizar o alastramento do incêndio como para controlar o pânico e providenciar uma evacuação segura.
O que você achou deste conteúdo? Compartilhe nosso post agora mesmo em suas redes sociais!